domingo, 2 de outubro de 2011


Brincadeiras de Rua

Lembro-me com saudade dos meus tempos de criança. Adorava brincar na rua, pular corda, pique bandeira, amarelinha, cinco cortes, queimado, pique esconde, meus pintinhos venham cá, o mestre mandou, garrafão, elástico, mamãe na rua, cabo de guerra, corrida de patins ou bicicleta e tantos outros, meus finais de semana na casa da minha avó eram animadíssimos, ficava contando os dias para a sexta-feira chegar logo.
É uma pena que as crianças de hoje com tanta tecnologia, informação e sem contar com a insegurança nas grandes cidades passem seus finais de semana dentro de casa na frente de um computador, de uma televisão ou de um vídeo game, não sabem como é bom brincar na rua com os amigos.
Pensando nisso, já que estamos comemorando o mês da garotada, vou deixar aqui dicas de brincadeiras de rua e também dicas de sites educativos para os pequenos, espero que gostem e se divirtam!
A brincadeira de hoje é o:

ESCONDE-ESCONDE



Faixa etária
Acima de 2 anos
Local
Parque, Dentro de casa, Condomínio
Estimular
Agilidade, Velocidade, Criatividade, Atenção, Paciência
Participantes
3+



Como brincar
No jogo básico inicialmente o grupo elege um dos participantes para ser o ‘perseguidor’. Ele deve fechar os olhos e contar até 100 enquanto os outros jogadores se escondem dentro de uma área já pré-determinada. Quando termina de contar, o ‘perseguidor’ vai atrás dos jogadores escondidos. Quem for visto e tocado por ele está fora do jogo.

Outras duas variações comuns da brincadeira são o Pique-Esconde e o Polícia e ladrão. No primeiro, em vez de tocar o jogador quando o vir, o ‘perseguidor’ gritará o nome dele. Os dois então correm para o ‘pique’ – um poste ou uma árvore – se o perseguido chegar primeiro estará salvo, mas se o perseguidor chegar primeiro ele estará pego. Os jogadores escondidos também podem tentar correr até o pique e se salvar enquanto o perseguidor não estiver olhando.

No Polícia e Ladrão o grupo é dividido em duas equipes de números iguais e o pique passa a ser a cadeia. Os policiais contam até 100 enquanto os ladrões se escondem. Quem for pego vai para a cadeia, mas pode ser libertado por algum outro membro de sua equipe se o mesmo não for pego antes. Use sua criatividade para inventar novas regras para este jogo.
Esta brincadeira também se chama...
Pique-esconde, escondidas, salva-todos

Sugestão de site:Turma da Mônica http://www.monica.com.br/index.htm
Quem não conhece essa turminha do barulho?
O site da Turma da Mônica tem jogos on-line, quadrinhos, passatempo, desenhos para imprimir e colorir  e muito mais, vale a pena fazer uma visitinha.
Lembrem-se: Crianças na internet sempre monitoradas por adultos, nunca deixe seus filhos navegando sozinhos.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...