terça-feira, 16 de agosto de 2011


Massa de Biscuit

Faz muito tempo que não faço minha própria massa, particularmente acho muito prático comprar as massas prontas de 1k que vende em lojas de produtos artesanais. São massas de boa qualidade, são naturais (sem pigmentação) ou coloridas, fora a vantagem de não queimar as mãos sovando a massa quente. Mas para quem prefere fazer sua própria massa, ai vai uma receitinha para vocês.

 Para fazer a massa de biscuit você vai precisar de:


·        2 xícaras (chá) de amido de milho (maisena)

·        2 xícaras (chá) de cola Cascorez Extra (rótulo azul ou porcelana fria)

·        1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco (age como conservante)

·        2 colheres (sopa) de vaselina líquida

·        1 colher (sopa) de creme para as mãos (não gorduroso)

·        Tigela de vidro (para microondas) ou panela antiaderente (para fogão)

·        Colher de pau

 Preparo no microondas:


Misture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para as mãos. Mexa bem, até dissolver completamente o amido.

Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 1 minuto em potência máxima, a massa fica pronta em torno de  3 minutos. Abra o forno a cada minuto e mexa com a colher pau, para que cozinhe toda por igual. Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da xícara usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto, sempre mexendo a cada minuto passado. Se necessário, deixe-a por mais ou menos 20 ou 30 segundos em microondas, até que esteja cozida por igual. Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para as mãos (apenas uma colher) sobre uma superfície de pedra ou mármore, e despeje a massa, ainda quente.

Sove a massa por vários minutos seguidos. Na verdade, quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar.

Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim a formação de bolhas de ar.

Coloque a massa num saco plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha, para evitar que resseque.


 Preparo no fogão: 

Misture bem todos os ingredientes (com exceção do creme para mãos não gorduroso) na panela com revestimento antiaderente e leve ao fogo brando, mexendo sem parar com a colher de pau, até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais.

Tome cuidado para evitar que as sobras que costumam ficar na borda da panela não se incorporem à massa.

 Depois de pronta, espalhe o creme de mãos sobre um tampo de mármore ou de outra pedra e sove-a por vários minutos, ainda quente. Acondicione-a num saco plástico bem fechado, para não ressecar, ou envolva-a em filme plástico para cozinha.


0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...